Minha avaliação do livro Testes automatizados de software: Um guia prático

O que o livro aborda?

O Mauricio Aniche apresenta desde as ações iniciais de automação, mostrando o quanto é trabalhoso automatizar sem o suporte de uma ferramenta de teste unitário. Depois exemplos utilizando o JUnit são apresentados frente a automação de teste para um código fonte (testes unitários) entrando, na sequência, o conceito e aplicação do TDD – Test Driven Development.

Após são apresentados exemplos de teste de integração de código através de um exemplo com DAO – Data Access Objetcs, para mostrar como faríamos o tratamento deste tipo de teste com um banco de dados. Também é apresentado o conceito de mock objects para “mockar” parte da aplicação utilizando o Mockito.

Na sequência vem a automação de testes de sistema utilizando Selenium WebDriver. Um exemplo simples, porém completo é apresentado para a localização e manipulação de elementos, bem como a espera por elementos dinâmicos.

Por último, e não menos importante, o autor mostra como automatizar serviços REST com RestAssured utilizando os tipos XML e JSON. Neste ponto o autor, além de mostrar uma validação, dá uma deixa que esta seria uma boa forma também de criar scripts para gerar pré-condições de dados para o nível de sistema.

Onde encontrar o livro?

O livro é da Casa do Código, editora brasileira de livros técnicos.
O custo do livro é baixo dado o que ele realmente passa de conteúdo. E eu recomendo comprar sempre o livro (ao invés de pedir uma cópia para um amigo) como forma de prestigiar o trabalho do autor.

Link na Casa do Código: https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-testes-de-software
Link do livro na Saraiva: http://www.saraiva.com.br/testes-automatizados-de-software-um-guia-pratico-9247853.html
Avaliações no GoodReads: https://www.goodreads.com/book/show/25731600-testes-automatizados-de-software

Minha avaliação

Recomendo este livro para ambos os papéis: programador e testador.
A leitura é muito fluente e os tópicos bem explicados. Todos os códigos são explicados também com exemplos simples passando deste testes de unidade, seguindo com integração, sistema e integração de serviços. Para mim a ordem poderia ser unidade -> integração -> integração serviços -> sistema.

Os exemplos de ferramentas são muito simples logo, na minha visão, este livro serve como uma das primeiras leituras referente à automação de teste. Ideal para presentear aquele programador ou testador que precisa automatizar mais.

Se você já é um programador ou testador com conhecimentos em automação nestes níveis citados este livro serve como uma boa base teórica e uma perspectiva sobre automação no olhar de um programador (o autor).

Um comentário em “Minha avaliação do livro Testes automatizados de software: Um guia prático

  1. Boa noite,
    Sou analista de testes, mas nunca fiz testes automatizados. Gostaria de uma orientação pra começar a entrar neste universo. Quais livros ou aplicativos e etc vc me recomenda

    Grata
    MARCIA Gama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *